Mar 6, 2009

Resenha

ARGUMENTO PÓS-GRADUAÇÃO
Curso: Gestão Pública. Turma 03
Disciplina: Negociação e Gestão de Pessoas
Professora: Ms. Ivana Lima

Desenvolvimento de competências de servidores na administração pública brasileira

O texto nos mostra a importância da administração pública contemporânea, os grandes desafios, aumentando a capacidade de governo na gestão das políticas públicas no Brasil. Com o aumento nas tecnologias e a globalização, tendo em vista o grande crescimento da administração pública brasileira, podemos perceber a necessidade do aperfeiçoamento de servidores públicos, visando assim uma melhoria considerada nos serviços, acirrando ainda mais a competitividade tanto no setor público como no privado. Será dada ênfase ao desenvolvimento pessoal e organizacional da administração pública federal brasileira, mostrando as iniciativas que o governo vem tendo para capacitar e aprimorar a gestão de competência, baseada no Decreto nº 5707/06, visando assim a excelência do serviço público.
O novo modelo de Gestão, conta com o apoio do ENAP, da Secretaria de Recursos Humanos, Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão do Governo Federal. Eles formaram um conselho para fiscalizar, analisar, orientar, incentivar e avaliar as ações dos gestores públicos com relação à capacitação das equipes de trabalho. O ENAP baseou-se nas experiências feitas pelo governo do Canadá, porém com adaptações para a realidade do nosso país. No contexto pude observar que o desenvolvimento de competências do servidor é um grande desafio para a administração pública. Quando falamos em mudanças sabemos das dificuldades que encontramos, mudar sempre é difícil principalmente no serviço público, pois quase sempre é deficiente, de má qualidade e onerado para a nossa realidade. Mudar uma visão retrograda para uma visão moderna se torna ainda mais complicado. Mas os gestores da atualidade já possuem uma visão diferente. Podemos observar que a cada dia busca-se uma transformação nesse sentido proporcionando assim um Estado eficiente. Para se obter uma máquina, como o Estado, funcionando não é preciso apenas à estrutura física, é de grande importância um trabalho humano de qualidade. Segundo Helena do Amaral para que a administração pública brasileira seja, de fato, um dos fatores de riqueza e de vantagens competitiva do País, seja imprescindível investir nos servidores. Podemos notar nitidamente que na administração pública os avanços e os métodos estruturais em termos de quadro funcional possuem características próprias como, por exemplo, a falta de crescimento do funcionário através dos cargos e salários. Na década de 30 o Brasil possuía uma administração baseada no coronelismo. Nessa época existia o Departamento de Administração do Serviço Público que lutava para que os concursos fossem regularizados mudando assim essa forma de governar. Foi aí, que com a Constituição de 1988 o concurso público se tornou obrigatório para o ingresso no serviço público, porém deixando brechas para que até hoje existam nomeações para cargos de confiança.
A nova política visa mudar a gestão pública, inovando-a a aprimorando nossa capacidade de atender mais e melhor, incluir servidores e mobilizar seus talentos. A partir dessa visão, o desenvolvimento de profissionais públicos, adquire um peso diferente. A aplicação da gestão por competências tem potencial em todo o ciclo de ações da gestão de pessoas, ou seja, seleção, alocação, desenvolvimento e avaliação de desempenho. A gestão por competências exige atenção prioritária aos aspectos qualitativos do investimento em pessoas e deve ser utilizada para a seleção de pessoas, para o planejamento de carreiras, para a gestão de desempenho e para o desenvolvimento pessoal. Com isso, traz um novo papel para o desenvolvimento de profissionais, o desenvolvimento de competências “na” organização e “sobre” a organização. A ENAP acredita que se aplicando de forma correta todos esses conceitos, formaremos líderes capacitados para administrar com qualidade e eficiência, fazendo com que a atividade pública seja cada vez mais inovadora, sem perder de vista os princípios da legalidade e impessoalidade.

1 comment:

IZABELI said...

A GESTÃO POR COMPETÊNCIAS É UMA FERRAMENTA INOVADORA PARA QUE O SERVIÇO PÚBLICO POSSA MELHORAR SUBSTANCIALMENTE OS SERVIÇOS PRESTADOS.